O que é endoscopia digestiva alta?
A endoscopia digestiva alta é um exame destinado ao diagnóstico de doenças do esôfago, estomago e duodeno – porção inicial do intestino delgado. Durante o exame é possível fotografar as imagens obtidas, colher material para biópsias, retirar pólipos, cauterizar sangramentos e injetar substâncias medicamentosas.
Indicações:
- Dor ou desconforto abdominal
- Dor no estômago
- Queimação
- Dificuldade ou dor para engolir
- Refluxo e regurgitação
- Vômitos persistentes
- Sangramentos
- Investigação de emagrecimento e anemia
- Pessoas com história familiar ou fatores de risco para câncer de esôfago e estômago devem fazer o exame mesmo sem sintomas!
Preparo e orientações
Abaixo você encontrará arquivos auxiliares para a realização dos exames e procedimentos.
Saiba mais
É um procedimento seguro, com baixos riscos de complicações, realizado através do equipamento denominado gastroscópio – um tubo flexível e fino – o qual chega até o início do intestino delgado (duodeno) através da boca. Seu comprimento tem aproximadamente 110 cm, com um diâmetro que varia entre 0,8 e 1,0 cm.
O endoscópio possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções que possam estar atrapalhando a visualização direta da mucosa do esôfago, estômago ou duodeno.
Durante o exame é possível fotografar as imagens obtidas, colher material para biópsias, retirar pólipos, cauterizar sangramentos e injetar substâncias medicamentosas. Para a realização da endoscopia é necessário jejum de alimentos sólidos por pelo menos 8 horas e, líquidos de cor clara podem ser ingeridos até 3 horas antes do procedimento.
Outros nomes:
- Endoscopia Digestiva Alta,
- Esofagogastroduodenoscopia,
- Endoscopia Gastrointestinal