Gás para coagulação térmica endoscópica, fácil, rápido e seguro
Plasma de argônio é um gás inodoro, inerte e não tóxico capaz de promover a coagulação térmica sem o contato do cateter com a mucosa.
Trata-se de técnica endoscópica aplicada para várias situações na endoscopia digestiva com vantagens como a facilidade de aplicação, rapidez no tratamento de múltiplas lesões e segurança devido à profundidade reduzida da penetração e baixo custo comparado com o laser.
As vantagens teóricas da coagulação por plasma de argônio incluem a facilidade de aplicação, rapidez de tratamento de múltiplas lesões no caso de angiodisplasias em áreas maiores (base de pólipos ressecados ou tumores sangrantes), segurança devido à profundidade reduzida da penetração e baixo custo comparado com o laser.
O coagulador de plasma de argônio é basicamente uma unidade controladora de fluxo de gás argônio que funciona acoplado à unidade eletrocirúrgica. A corrente elétrica produz a ionização do gás que passa a ser o meio condutor da corrente elétrica, formando o plasma de gás argônio.
O gás Argônio não é inflamável e o custo de recarga é acessível.
O equipamento para coagulação por plasma de argônio foi usado primeiramente em procedimentos cirúrgicos abertos e laparoscópicos e em 1991, foi adaptado para uso em endoscopia. Desde então tem expandido suas aplicações clínicas no tratamento de várias condições gastrointestinais.
A vantagem teórica do plasma de argônio inclui a facilidade de aplicação, rapidez para tratar lesões múltiplas, como em caso de má-formação vascular arterial e venosa ou aplicação em áreas amplas, tais como a ressecção de grandes pólipos sésseis ou sangramento de tumores.
A energia térmica produz calor superficial de maneira uniforme, com profundidade que vai de 0,5 a 3,0 mm e coagula os vasos superficiais com risco limitado de dano aos tecidos profundos ou perfurações.
O procedimento ainda não está coberto pelo Rol de procedimento da Agência Nacional de Saúde, para maiores informações entre em contato conosco.
• Após polipectomia
• Varizes de esôfago
• Úlceras sangrantes
• Divertículo de Zenker
• Proctopatia actínica
• Angiodisplasia
• Tumores avançados do
aparelho digestivo