O que é retossigmoidoscopia flexível?

É um exame endoscópico realizado através do canal anal, onde somente os segmentos distais do intestino grosso são examinados – reto, sigmoide e, por vezes, uma pequena porção do descendente.

Este exame pode ser realizado tanto com aparelho rígido como com aparelho flexível – o mesmo usado para Colonoscopia.

Indicações:
  • Rastreamento e seguimento do câncer colorretal
  • Investigação de hematoquezia (sangramento vivo pelo reto)
  • Investigação de dor anal

Preparo e orientações

Abaixo você encontrará arquivos auxiliares para a realização dos exames e procedimentos.

Geralmente não requer sedação ou anestesia e, na maioria das vezes, os pacientes podem retornar às atividades normais após o exame. Quando indicado sob anestesia, por ser realizado mais rapidamente, é utilizada menor dose de sedativos e, ainda assim, garantir conforto ao paciente durante todo o procedimento.

O exame de Retossigmoidoscopia Flexível é realizado de forma semelhante a colonoscopia. O equipamento utilizado para consiste em um tubo flexível com um sistema de imagem que permite a visualização, além de captura de fotos e vídeos.

Faz parte do arsenal de exames utilizados no rastreamento (investigação) do câncer colorretal em todos os países do mundo, sendo indicado em intervalo anual ou bianual, no máximo.

É um exame minimamente invasivo, de grande importância no diagnóstico diferencial de doenças que provocam sangramento vivo pelo reto, como hemorróidas, fissuras e fístulas, doenças inflamatórias intestinais, pólipos e neoplasias. Pode ser associado a biópsias e procedimentos terapêuticos, ou mesmo coleta de exames para cultura e citologia.

Em alguns casos específicos, pode ser indicada a Retossigmoidoscopia Rígida, onde o aparelho utilizado é composto de fonte de luz e tubo rígido, com alcance menor que o flexível, mas também com excelente visão.