O que é Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame em que é analisado as paredes internas do intestino grosso, órgão que pertence ao sistema digestivo.

Os principais objetivos de uma colonoscopia são identificar ou diagnosticar possíveis doenças, como câncer de cólon, inflamação, úlcera, pólipos ou algum outro problema intestinal.

Antes de fazer o procedimento, é importante que o intestino grosso esteja limpo, ou seja, não pode ter nenhuma matéria fecal. Para que isso seja possível, o médico vai indicar ao paciente laxantes e dietas especiais que evitem alimentos sólidos e privilegiem os líquidos. Um dos passos mais importantes no período pré-exame é tomar muita água, já que isso vai manter a hidratação. Essas indicações devem ser seguidas até algumas horas antes da colonoscopia.

 

Como é feita a Colonoscopia?

Após verificação da limpeza total do intestino, é aplicado o sedativo pelo especialista. Logo, um aparelho que leva o nome de colonoscópio é introduzido pelo ânus do paciente. O colonoscópio tem integrado uma câmera pequena na extremidade que permite a visualização do órgão por meio de um monitor pelo qual o médico vai fazendo o diagnóstico.

Outras ferramentas podem ser utilizadas durante o procedimento, que vão auxiliar no recolhimento de amostras para a realização de biópsia ou até para eliminar um corpo estranho, mas não se preocupe, graças ao sedativo, você não sentirá nenhuma dor. Ao finalizar o procedimento, o colonoscópio será retirado junto com os demais instrumentos e a área será higienizada.

O paciente deverá ficar em observação até duas horas após a colonoscopia enquanto o efeito da anestesia passa.

 

Quando é indicado fazer?

O médico pode pedir o exame de colonoscopia em algumas situações, as principais são:

✓ Para verificar um tumor no reto ou no cólon;
✓ Analisar a causa de hemorragia no reto ou de sangue nas fezes;
✓ Descobrir o porquê de fezes escuras ou pretas;
✓ Diagnosticar o que causa uma diarreia crônica;
✓ Tratar ou acompanhar a colite.

Contraindicações

Apesar de seguro, o exame possui algumas complicações raras e situações onde se deve adiar ou suspender medicações de uso contínuo, principalmente anticoagulantes. Por isso, é importante procurar um profissional capacitado e especializado nesse tipo de serviço.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.