A prevalência da obesidade está aumentando em todo o mundo e se tornando um dos maiores problemas de saúde na população adulta, bem como entre crianças e adolescentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como o acúmulo excessivo de gordura corporal, que está associada a diversos riscos à saúde. Para superar as dificuldades associadas à mensuração e classificação do percentual de gordura corporal, a OMS estabeleceu o índice de massa corporal (IMC) como parâmetro específico para definir sobrepeso e obesidade.

Categorias de sobrepeso e obesidade de acordo com o índice de massa corporal (IMC):

  • Excesso de peso: 25,0-29,9 kg / m2
  • Obesidade Grau I: 30,0-34,9 kg / m2
  • Obesidade Grau II: 35,0-39,9 kg / m2
  • Obesidade de Grau III: ≥40 kg / m2

A obesidade está associada a uma grande diminuição na expectativa de vida. É bem sabido que é um problema de saúde mundial que leva a um risco aumentado de várias doenças além das doenças gastrointestinais, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes e cânceres; além disso, nos últimos anos várias evidências sugeriram forte associação entre obesidade e uma grande diminuição da expectativa de vida.

Várias doenças gastrointestinais comuns em indivíduos com peso normal são 2 a 3 vezes mais comuns em indivíduos obesos:

EsôfagoDoença do refluxo gastroesofágico do esôfago
Esôfago de Barrett
Câncer
CólonPólipos pré-cancerosos do cólon
Câncer
VesículaCálculos biliares da vesícula biliar
Câncer
PâncreasPancreatite aguda do pâncreas
Câncer
FígadoDoença hepática gordurosa do fígado
Cirrose
Câncer

Manter um peso saudável requer um equilíbrio das calorias consumidas em alimentos e bebidas com as calorias gastas por meio da atividade física e do metabolismo normal. Alimentos saudáveis ​​podem fornecer nutrição adequada e um número apropriado de calorias, e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ​​pode levar a pratos favoritos mais saudáveis ​​e a tentações ricas em calorias reduzidas.

Para promover hábitos alimentares saudáveis devemos:

Comer muitos vegetais, frutas e produtos integrais. Incluir leite ou produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura. Escolher carnes magras, aves, peixes, lentilhas e feijões para obter proteína.

Servir porções de tamanhos razoáveis. Beber muita água. Limitar suco de frutas e refrigerantes Limitar o consumo de açúcar e gordura saturada.

O importante é lembrar que pequenas mudanças todos os dias podem levar a benefícios significativos ao longo do tempo. Além de uma alimentação saudável, um estilo de vida ativo ajudará a manter o peso. Optar por adicionar mais atividade física ao dia aumentará a quantidade de calorias queimadas pelo corpo, o que aumenta a probabilidade de manter o peso adequado.

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