Para realizar um Exame Colonoscópico é necessário tomar algumas precauções, e se preparar para o mesmo com antecedência. Confira abaixo as dicas para realizar o procedimento com exito.

3 (três) dias antes da Colonoscopia

  • NÃO consumir sementes, amendoins, nozes e cereais integrais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais, até a realização do exame, para não prejudicar o preparo do cólon.

1 (um) dia antes da Colonoscopia

  • NÃO ingerir: carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes, bebidas de cor escura (suco de uva, café, refrigerantes ou chás escuros). bebidas alcoólicas e leite ou derivados (iogurtes, queijos, requeijão, etc.) ou leite de soja.

Manter uma boa hidratação pelo menos 3 dias antes do exame; com líquidos claros na véspera e no dia.

O jejum antes do exame deverá ser 3 horas, no mínimo, lembrando que a alimentação na véspera será especial: SEM RESÍDUOS.

Nos cinco dias que antecedem o exame, não se deve fazer procedimentos com o uso de contraste por via oral, como o exame de trânsito intestinal.

A apresentação de exames anteriores melhora a acurácia de seu diagnóstico e permite comparar os resultados promovendo uma melhor avaliação pelo médico.

O exame só pode ser realizado mediante de um acompanhante adulto, maior de 18 anos e capaz. que deve estar presente durante toda a permanência do paciente no local do exame e que será responsável por sua condução, com segurança de volta para sua residência. Portanto, o acompanhante não poderá estar em moto ou motocicleta. Esta é uma condição indispensável.

O acompanhante de menores de 18 anos, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).


Em relação ao medicamentos de uso diário:

Alguns medicamentos, como anticoagulantes, precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, somente com a concordância do seu médico:

–  7 dias antes: Varfarina (Marevan® e Coumadin®), Clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®), Prasugrel (Effient®), Ticlopidina (Ticlid®) e Ticagrelor (Brilinta®).

– 48 horas antes: Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana(Xarelto®), Apixabana (Eliquis®)

– 24 horas antes: Enoxaparina (Clexane®)


O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso.

Medicamentos para Diabetes Mellitus não devem ser ingeridos no dia do exame.

Medicamentos para Hipertensão Arterial, com dose matinal podem ser ingeridos com meio copo de água, às 06:00 da manhã.

Não utilizar antiácidos na véspera do exame (Hidróxido de alumínio ou magnésio).

Demais medicamentos poderão ser utilizados somente após o exame.


Usuário de marca-passo:

Trazer autorização escrita de seu cardiologista e caso seja necessário, deverá reprogramar o dispositivo antes do exame.

Para usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável) o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.