Os exames de endoscopia são indicados na investigação interna de órgãos ocos, como os que compõem o tubo digestivo e as vias aéreas. São realizados com a introdução de um tubo flexível específico para cada tipo de exame por meio de um orifício natural como a cavidade oral, no caso da endoscopia digestiva e da broncoscopia, ou pelo orifício anal, no caso da colonoscopia, da retossigmoidoscopia e da anuscopia. Esses exames permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do órgão.
Atenção!
O Exame sempre deverá ser solicitado por seu médico assistente.
Aparelho utilizado

O aparelho possui sistema de iluminação e de captação de imagem na sua extremidade, permitindo que, à medida que é introduzido dentro dos órgãos torna-se possível a visualização por um monitor de alta resolução e a obtenção de imagens para documentação fotográfica.


Diferencial do exame de endoscopia

O grande diferencial dos exames de endoscopia está em permitir, além do diagnóstico, o tratamento de algumas situações detectadas durante o exame, podendo evitar procedimentos maiores como é o caso de cirurgias. Isso ocorre por meio de remoção de pólipos e eventuais pequenos tumores de qualquer localização, em especial no intestino grosso. Também permite estancar sangramentos com técnicas de cauterização, esclerose, aplicação de clipes ou ligadura elástica, poupando o paciente de uma cirurgia.


Avisos prévios

Ao agendar o exame, deve ser informado a existência de doenças cardiovasculares (arritmias, antecedentes de angina de peito, infarto do miocárdio, embolia pulmonar), pulmonares (asma, bronquite, enfisema, cirurgias no pulmão), hepáticas (hepatite, cirrose, transplante), renais (insuficiência renal, hemodiálise), alergias, apnéia do sono ou outros que o paciente julgue importante, bem como medicações de uso continuado. Essas informações são importantes, para que as orientações sejam as mais precisas possíveis e que possa ser verificada a necessidade de consulta prévia com médico anestesiologista.


Durante o exame de endoscopia

Os exames requerem sedação intravenosa, que é administrada momentos antes de o exame começar e, no caso da endoscopia, é necessário também a aplicação de um anestésico em spray, na garganta para facilitar a passagem do endoscópio. No dia do exame o paciente será posicionado, confortavelmente, numa maca, e uma veia será puncionada para a administração dos sedativos para que o exame não seja desconfortável.


Preparação para a endoscopia

Os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia necessitam de jejum de 6 a 8 horas, para alimentos sólidos e de 3 a 4 horas para líquidos claros, dependente do exame.


Outros exames

Em relação à colonoscopia, o preparo é um pouco mais minucioso, com a necessidade de dieta e laxativos na véspera e limpeza exaustiva do intestino, no dia do exame. O sucesso do procedimento está diretamente ligado à qualidade do preparo/limpeza do cólon.

O preparo para a retossigmoidoscopia consiste em uma pequena lavagem intestinal realizada pelo próprio paciente algumas horas antes do exame. Se indicada sedação, deverá ficar em jejum de acordo com orientação no momento do agendamento.

Após a realização do exame, sob sedação, o paciente precisa ficar no local para observação, o que leva de 30 a 60 minutos.

Não poderá dirigir ou operar máquinas pesadas durante o resto do dia, pois os medicamentos utilizados na sedação causam sonolência e diminuem os reflexos.

É indispensável a presença e a permanência de acompanhante (MAIOR DE 18 ANOS) para a realização do exame e acompanhar o paciente até sua residência.


Visando a segurança e o bem-estar de nossos clientes, não realizamos exames endoscópicos em gestantes, pacientes acamados, hospitalizados, em uso de respiradores, com problemas neurológicos que impeçam o entendimento das orientações sobre o exame, com peso inferior a 30 kg ou superior a 130 kg. Esses pacientes devem realizar seus exames em ambiente hospitalar – não necessariamente internados.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.