Trata-se de um procedimento que consiste na abertura artificial de um órgão interno na superfície do corpo, criada cirurgicamente, cuja denominação depende do órgão que seja exteriorizado. Entre suas causas, predominam as neoplasias e os ferimentos por arma de fogo ou branca. A estomia pode ser de caráter temporário ou definitivo.

A denominação irá depender do segmento ou órgão interno exteriorizado. Por exemplo: quando se utiliza uma parte do intestino delgado que se chama íleo, o nome será ileostomia, ou quando se utiliza uma parte do intestino grosso também chamado cólon o nome será colostomia. No caso dos ureteres, ureterostomia.

Existe uma especialidade na Enfermagem chamada Estomaterapia, a qual permite que o enfermeiro atue nesses estomas tanto no aspecto preventivo como de reabilitação.

Como é a vida de uma pessoa que é portadora de uma ostomia?

Dependendo da idade, das condições físicas e da doença principal (câncer, doença inflamatória intestinal), a presença da estomia não interfere nas atividades do dia-a-dia.

Elas podem ser de caráter temporário ou definitivo. Isto equivale dizer que um paciente poderá permanecer somente alguns meses utilizando este tipo de “desvio” ou deverá utilizá-lo pelo resto da vida.

Os pacientes são orientados a utilizar reservatórios apropriados chamados de bolsas ou coletores que ficam aderidos à pele, sendo trocados conforme a necessidade. Existem vários fabricantes que desenvolveram tecnologia para tornar mais agradável a convivência com este tipo de condição.

Atualmente, os serviços de cirurgia colorretal do Brasil e de outros países desenvolvidos já podem contar com um time de enfermeiras estomaterapeutas, que dão orientações detalhadas de como cuidar das estomias. Também um grupo de nutricionistas atentas a esta condição pode contribuir para tornar a vida de um estomizado a mais normal possível.

Categorias: Gastroclinic

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.