O que é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)?

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago. Isso acontece quando a válvula entre o estômago e o esôfago, conhecida como esfíncter esofágico inferior, não fecha adequadamente.

O que causa a doença do refluxo gastroesofágico?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando há um desequilíbrio entre os mecanismos normais de defesa do esôfago e fatores de ataque, como ácido e outros sucos digestivos e enzimas no estômago. Muitas vezes, a barreira entre o estômago e o esôfago é prejudicada pelo enfraquecimento do músculo (esfíncter esofágico inferior) ou pela presença de uma hérnia hiatal, em que parte do estômago é deslocada para o tórax. Hérnias de hiato, no entanto, são comuns e nem todas as pessoas com hérnia de hiato têm refluxo.

Uma das principais causas de refluxo é a obesidade, em que o aumento da pressão no abdome supera a barreira entre o estômago e o esôfago. Obesidade, gravidez, tabagismo, uso excessivo de álcool e consumo de uma variedade de alimentos, como café, bebidas cítricas, produtos à base de tomate, chocolate, pimenta e alimentos gordurosos também podem contribuir para os sintomas do refluxo.

Quais são os sintomas do refluxo gastroesofágico?

Os sintomas comuns da doença do refluxo gastroesofágico são azia e / ou regurgitação ácida. A azia é uma sensação de ardor que ocorre atrás do osso do peito, que ocorre quando o conteúdo do estômago irrita o revestimento normal do esôfago. A regurgitação ácida é a sensação do líquido do estômago subindo pelo peito, que pode atingir a boca. Sintomas menos comuns que também podem estar associados ao refluxo gastroesofágico incluem dor precordial inexplicável, chiado, dor de garganta e tosse, entre outros.

Como é diagnosticada a doença do refluxo gastroesofágico?

Quando um paciente apresenta sintomas comuns da doença do refluxo gastroesofágico, ou seja, azia e / ou regurgitação ácida, testes adicionais antes do início do tratamento são normalmente desnecessários. Se os sintomas não responderem ao tratamento, ou se outros sintomas, como perda de peso, dificuldade para engolir ou sangramento, estiverem presentes, testes adicionais podem ser necessários.

A endoscopia digestiva alta é um teste inicial no qual um pequeno tubo com uma luz no final é usado para examinar o esôfago, estômago e duodeno (a primeira porção do intestino delgado). Antes deste teste, você receberá medicações para ajudá-lo a relaxar e diminuir qualquer desconforto que possa sentir. A endoscopia permite que seu médico veja o revestimento do esôfago e detecte qualquer evidência de dano devido à DRGE. Uma biópsia de tecido pode ser feita.

Outro teste, conhecido como teste de pH, mede o ácido no esôfago e pode ser feito anexando-se um pequeno sensor ao esôfago no momento da endoscopia ou colocando uma sonda fina e flexível no esôfago que ficará lá por 24 horas enquanto conteúdo de ácido está sendo medido. Esta informação é transmitida para um pequeno gravador que você usa no cinto. O teste radiográfico não tem papel na avaliação inicial de indivíduos com sintomas de doença do refluxo.

Como é tratada a doença do refluxo gastroesofágico?

Os sintomas de refluxo às vezes desaparecem se os excessos alimentares ou de estilo de vida que causam os sintomas são reduzidos ou eliminados. Evitar alguns itens pode

Deve ser evitado:

• café
  • bebidas cítricas
  • produtos à base de tomate
  • bebidas gaseificadas
  • chocolate
  • alimentos gordurosos ou picantes
  • comer dentro de três horas antes de dormir
  • fumar
  • consumo excessivo de álcool
  • ganho de peso em excesso

Elevar a cabeceira da cama à noite pode ser útil!

A cirurgia deve ser considerada em pacientes com doença de refluxo bem documentada, que não toleram medicamentos ou continuam a ter regurgitação como um sintoma primário. Se os sintomas persistirem apesar do tratamento médico, uma avaliação abrangente deve ser concluída antes de considerar a cirurgia. A cirurgia para tratar a doença do refluxo é conhecida como fundoplicatura. Nesse procedimento, uma hérnia de hiato, se presente, é eliminada e parte do estômago é enrolada na extremidade inferior do esôfago para fortalecer a barreira entre o esôfago e o estômago. A operação é tipicamente feita através de um laparoscópio, um instrumento que evita uma incisão completa do estômago. Devido à complexidade desta cirurgia, é importante procurar um cirurgião experiente que tenha experiência na realização deste procedimento e possa discutir os riscos e benefícios do procedimento.

Se os sintomas persistirem, os antiácidos podem diminuir o desconforto. Os antiácidos, no entanto, só funcionam por um curto período e, por esse motivo, têm um papel limitado no tratamento da doença do refluxo. Antagonistas dos receptores H2 da histamina (cimetidina, ranitidina e famotidina) diminuem a produção de ácido no estômago. Estes medicamentos funcionam bem para tratar sintomas leve de refluxo e são bastante seguros, com poucos efeitos colaterais. Eles estão disponíveis em dose reduzida, ou em doses mais altas, quando administrados por prescrição pelo seu médico.

Inibidores da bomba de prótons (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, esomeprazol e rabeprazol) são altamente eficazes no tratamento dos sintomas de refluxo. Estes medicamentos agem bloqueando a etapa final da produção de ácido no estômago e são tipicamente tomados uma ou duas vezes por dia antes das refeições. Para os sintomas de refluxo que ocorrem com frequência, os inibidores da bomba de prótons são o tratamento mais eficaz.

Procinéticos, ou medicamentos que estimulam a atividade muscular no estômago e esôfago, às vezes são fornecidos para o tratamento da doença do refluxo. Drogas como a metoclopramida, tem pouco benefício no tratamento da doença do refluxo e tem muitos efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser graves.

Quando devo ver meu médico?

Você deve consultar o seu médico imediatamente se tiver sintomas como perda de peso inexplicável, dificuldade em engolir ou sangramento, além da azia e / ou regurgitação ácida. Os sintomas que persistem depois que você fez mudanças simples no estilo de vida também garantem uma visita ao seu médico. Além disso, se você usa medicamentos por conta própria regularmente para reduzir sintomas como azia ou regurgitação ácida, consulte um médico para determinar o melhor tratamento para você.

Fonte: