BORBORIGMO OU BORBORISMO
Aquele ruído gorgolejante provocado pelo deslocamento de líquidos, ou de gases em meio líquido pode resultar de fome, digestão mais lenta ou incompleta ou consumo de certos alimentos e vir tanto do estomago quanto do intestino delgado.
Existem razões pelas quais o “estomago ronca”:
1. Para sinalizar fome
Mesmo que nenhum alimento tenha sido consumido nas horas anteriores, o corpo realizará regularmente o processo de peristaltismo. O estômago e o intestino também liberam ácido e enzimas para se preparar para a ingestão de alimentos. Os ruídos podem persistir por até 20 minutos de cada vez e podem ocorrer a cada hora até que o alimento seja consumido.
2. Para indicar problemas subjacentes
Às vezes, o borborigmo pode estar relacionado a um problema médico subjacente, principalmente se for acompanhado por outros sintomas, como dor, constipação ou diarreia.
Problemas que podem causar o barulho incluem:
alergias a comida
intolerâncias alimentares
infecções gastrointestinais
obstrução intestinal síndrome do intestino irritável (SII).
3. Antibióticos
Certos medicamentos, como os antibióticos, podem interromper o equilíbrio das bactérias no sistema digestivo, levando ao borborigmo e até diarreia.
Estresse e ansiedade
Durante períodos de estresse ou ansiedade, o corpo libera hormônios e substâncias químicas no trato digestivo. onde podem afetar o funcionamento normal do sistema digestivo. Isso pode causar sintomas como: indigestão, náusea, dor abdominal, flatulência, sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.