As festas de final de ano estão muito próximas! E cair em tentação para alimentos um tanto quanto “menos saudáveis” vem com o clima de final de ano. Pedir ao Papai Noel que nos livre dessas “comidas maravilhosas” nem sempre resolve! Então vamos compartilhar com vocês algumas dicas que podem ser úteis:
- Procure comer comida saudável e caseira antes das festas começarem, para manter seu sistema imunológico forte. Na verdade, consuma os alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros micronutrientes essenciais para se manter mais forte.
- No dia da festa, especialmente, certifique-se de comer alimentos ricos em fibras, como vegetais frescos, frutas e grãos integrais e alimentos ricos em proteínas, como ovos, frango, peixes, nuts. Como eles demoram para digerir, comê-los pode mantê-lo satisfeito por muito tempo e impedir que você coma demais na festa.
- Mantenha sua ingestão de água a maior possível, especialmente na semana anterior aos dias de festa. Toda a bebida vai desidratá-lo. A cada hora procure ingerir 250 ml de líquido – sendo 2/3 de água.
- Pratique atividade física e se você costuma treinar à noite, mude para os treinos matinais. Em primeiro lugar, isso deixará suas noites livres e, portanto, você não terá uma desculpa para pular o exercício, além do que vários estudos provaram como o exercício pode ajudá-lo a vencer os desejos de comida desnecessários e torná-lo mais consciente do que está comendo.
- Use pratos pequenos, onde caberá uma quantidade menor de alimento; encha-o de verdura e proteína e coma vagarosamente, sem pressa.
- Drinks ou doces? Espumantes, coquetéis e sobremesas.. tudo maravilhoso! Faça uma escolha e opte por apenas um dos dois.
- E se a escolha foi a sobremesa, mergulhe nessa tentação, mas faça isso com um amigo/a, para que você fique apenas com metade das calorias.
- Se você sabe que costuma comer um pouco demais quando vai a uma festa, planeje com antecedência. No dia de uma festa, tente comer menos ao longo do dia para que, se você exagerar à noite, suas calorias se equilibrem.
Mas, na verdade, o que vale a pena é a confraternização nessa época, com familiares e amigos! Portanto, relaxe e curta esses dias!