A prevalência da obesidade está aumentando em todo o mundo e se tornando um dos maiores problemas de saúde na população adulta, bem como entre crianças e adolescentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como o acúmulo excessivo de gordura corporal, que está associada a diversos riscos à saúde. Para superar as dificuldades associadas à mensuração e classificação do percentual de gordura corporal, a OMS estabeleceu o índice de massa corporal (IMC) como parâmetro específico para definir sobrepeso e obesidade.
Categorias de sobrepeso e obesidade de acordo com o índice de massa corporal (IMC):
- Excesso de peso: 25,0-29,9 kg / m2
- Obesidade Grau I: 30,0-34,9 kg / m2
- Obesidade Grau II: 35,0-39,9 kg / m2
- Obesidade de Grau III: ≥40 kg / m2
A obesidade está associada a uma grande diminuição na expectativa de vida. É bem sabido que é um problema de saúde mundial que leva a um risco aumentado de várias doenças além das doenças gastrointestinais, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes e cânceres; além disso, nos últimos anos várias evidências sugeriram forte associação entre obesidade e uma grande diminuição da expectativa de vida. |
Várias doenças gastrointestinais comuns em indivíduos com peso normal são 2 a 3 vezes mais comuns em indivíduos obesos:
Esôfago | Doença do refluxo gastroesofágico do esôfago Esôfago de Barrett Câncer |
Cólon | Pólipos pré-cancerosos do cólon Câncer |
Vesícula | Cálculos biliares da vesícula biliar Câncer |
Pâncreas | Pancreatite aguda do pâncreas Câncer |
Fígado | Doença hepática gordurosa do fígado Cirrose Câncer |
Manter um peso saudável requer um equilíbrio das calorias consumidas em alimentos e bebidas com as calorias gastas por meio da atividade física e do metabolismo normal. Alimentos saudáveis podem fornecer nutrição adequada e um número apropriado de calorias, e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis pode levar a pratos favoritos mais saudáveis e a tentações ricas em calorias reduzidas.
Para promover hábitos alimentares saudáveis devemos:
Comer muitos vegetais, frutas e produtos integrais. Incluir leite ou produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura. Escolher carnes magras, aves, peixes, lentilhas e feijões para obter proteína.
Servir porções de tamanhos razoáveis. Beber muita água. Limitar suco de frutas e refrigerantes Limitar o consumo de açúcar e gordura saturada.
O importante é lembrar que pequenas mudanças todos os dias podem levar a benefícios significativos ao longo do tempo. Além de uma alimentação saudável, um estilo de vida ativo ajudará a manter o peso. Optar por adicionar mais atividade física ao dia aumentará a quantidade de calorias queimadas pelo corpo, o que aumenta a probabilidade de manter o peso adequado.