Mamilos hemorroidários são estruturas anatômicas normais presentes nos seres humanos. Os plexos hemorroidários (conjunto de mamilos hemorroidários) se situam na porção distal do reto e no segmento externo do canal anal; já a doença hemorroidária surge quando esses mamilos inflamam, aumentam e exteriorizam, produzindo sintomas.
O que causa a doença hemorroidária?
Muitas teorias são propostas para explicar a doença: dificuldade do esvaziamento vascular na evacuação, deficiência na fixação da musculatura para manter as veias na parede do reto e canal anal, aumento da pressão no canal anal aos esforços, predisposição familiar, entre outras. A maioria delas é muito especulativa e quase certamente os sintomas resultam de uma combinação / somatória de vários fatores.
Quais são os sintomas?
Sangramento
Prolapso (protusão)
Prurido (coceira)
Exsudação perianal (secreção)
Desconforto anal
Dor: em caso de complicação como a trombose hemorroidária
Diagnóstico
História clínica
Exame proctológico:
Inspeção da região perianal
Toque retal
Anuscopia
A critério médico, a colonoscopia pode ser solicitada para afastar outras causas de sangramento (pólipos, tumores, doença inflamatória intestinal).
Tratamento
Medidas higienodietéticas:
Hábito intestinal saudável
Evitar o uso de papel higiênico
Vasoprotetores como rutina, diosmina, cumarina, Melilotus officinalis, castanha da Índia
Tratamento local com pomadas ou supositórios contendo policresuleno, cinchocaína, lidocaína, hialuronidase e corticóides
Promovem a ressecção dos mamilos hemorroidários, ou
Empregam aparelhos:
Grampeadores para ressecção de mucosa retal e reposicionamento dos mamilos hemorroidários;
Dopplers para ligadura da artéria retal e veias hemorroidárias.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Se continuar navegando nesta página, consideramos que aceita seu uso nos termos indicados na “Política de Privacidade”.AceitarPolítica de privacidade