Algumas pessoas dormem muito após o exame. A pressão arterial não sofre alterações significativas em decorrência do exame ou da sedação.
O efeito anestésico na garganta permanecerá por cerca de 20 minutos, quando então a alimentação habitual estará liberada de forma lenta e gradativa; inicialmente com líquidos e alimentos leves. Se houver boa tolerância, passar para a dieta habitual.
Em caso de rouquidão ou dor de garganta decorrentes da introdução do aparelho, sugere-se repouso da voz e hidratação.
Em caso de náuseas, e se não for alérgico, faça uso de 1 comprimido de Plasil® ou Dramin B6® e aguarde 45 minutos. Se não houver melhora entre em contato conosco ou procure o serviço médico de urgência informando sobre a realização do exame.
NÃO ingerir bebidas que contenham álcool por pelo menos 12 horas após o exame.
Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio; contudo, isso passará rapidamente. Eventualmente pode apresentar queixa de dor em andar superior de abdome, mesmo após 24h de realizado o procedimento o que é consequente à retirada de biópsias para análise microscópica da mucosa do tubo digestivo alto e para a pesquisa de Helicobacter pylori. Nestes casos recomendamos o uso de Flagass® ou Luftal® ou ainda Buscopan Composto®, 1 comprimido.
Em pessoas mais sensíveis, ou devido a dificuldades técnicas, pode ocorrer flebite (inflamação) ou hematoma (inchaço ou manchas arroxeadas) no local da aplicação da medicação endovenosa. Nestes casos, aplique compressas geladas no primeiro dia e compressas quentes nos dias seguintes.
O material para anatomia patológica (biópsia) será encaminhado pela GASTROCLINIC ao laboratório e o resultado estará disponível juntamente com o laudo.
É muito importante que você leve o resultado deste exame ao médico ou a médica que o solicitou, pois, assim você receberá todas as orientações necessárias e os esclarecimentos sobre o resultado de nosso laudo.
Como você sabe, através da endoscopia, vários diagnósticos podem ser feitos. Há situações em que o endoscopista realiza biópsias para confirmar o diagnóstico ou para detectar alterações que não podem ser definidas apenas com a endoscopia. A biópsia raramente significa suspeita de uma doença grave. Portanto, não se preocupe desnecessariamente. Aguarde o resultado com tranquilidade. Atualmente é muito frequente que biópsias sejam realizadas para a pesquisa do Helicobacter pylori, bactéria presente no estômago em aproximadamente 80% das pessoas.
Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou equipe de enfermagem, principalmente em caso de alguma restrição que não estava prevista antes do exame.
Procure ajuda médica quando houver:
- Dor abdominal importante;
- Grande quantidade de sangramento (um pouco pode ser normal após o exame, devido à realização de biópsias).
Entrar em contato com a GASTROCLINIC pelo telefone, ou procurar imediatamente Serviço de Emergência que atenda o seu convênio e levar essa orientação/descrição.