Na Coloproctologia, o toque retal é um exame indicado para avaliar os problemas do reto e do ânus.
Além de ser realizado pelo urologista para avaliação da próstata.
Pode também auxiliar na investigação de problemas do canal vaginal e útero, durante o exame ginecológico.
É um exame importante para o diagnóstico de doenças anorretais e do intestino grosso, pois pode oferecer informações indiretas sobre este último. Na investigação de algumas condições abdominais, o toque retal pode ser muito útil auxiliando também no diagnóstico. É um exame importante na coloproctologia, especialmente na prevenção do câncer do reto, mas pode ser praticado também por médicos clínicos e cirurgiões de outras áreas, na procura investigativa de pistas para o diagnóstico preciso de doenças.
Como é realizado
A posição de exame é escolhida de acordo com o problema, as características do paciente e a rotina do médico. Mais comumente, o exame é realizado em decúbito lateral (paciente deitado de lado). O médico usa luvas e lubrificante neutro e solicita que o paciente realize um esforço para evacuar. Esta manobra auxilia o relaxamento da tensão da musculatura, o que poderia dificultar muito o exame ou mesmo ocasionar desconforto e dor.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Se continuar navegando nesta página, consideramos que aceita seu uso nos termos indicados na “Política de Privacidade”.AceitarPolítica de privacidade