Em 2010, nos EUA, durante a Digestive Disease Week (DDW), foi criado o World IBD Day (Dia Mundial da DII), dia 19 de maio.

Liderado por organizações de pacientes representando mais de 50 países nos 5 continentes e coordenado pela Federação Européia das Associações de Crohn e Colite Ulcerativa (EFCCA).

Desde então representantes de diversas cidades do Brasil, unidos com as associações de pacientes ao redor do mundo, utilizam o mês de maio para a campanha do Maio Roxo.

O objetivo é a conscientização da sociedade e dos órgãos de saúde, públicos e privados.

Doença inflamatória intestinal

Quando falamos Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) nos referimos a duas entidades que, embora com sintomas as vezes semelhantes e muitos tratamentos em comum, são diferentes.

A Doença de Crohn pode acometer da boca até o ânus, de forma salteada (intercalando áreas normais com áreas doentes) e com comprometimento transmural (todas as camadas do intestino).

Já a Retocolite Ulcerativa é exclusiva do intestino grosso, com a inflamação iniciando no reto e podendo se estender, sempre de maneira contínua, por todo o cólon, acometendo somente a mucosa (camada superficial).

Os pacientes com predisposição genética são expostos a algum gatilho ambiental que inicia o processo inflamatório. Ainda não possuem cura, mas o grande avanço terapêutico nos últimos anos possibilita a mudança na história natural da doença com preservação na qualidade de vida.

Estima-se que no mundo tenham 5 milhões de pacientes. Ainda não há estudos no Brasil que determinem o número total de pacientes, mas sabemos que existe aumento na incidência de novos casos.

GADIIBS

(Grupo de Apoio Doenças Inflamatórias Intestinais da Baixada Santista)

A falta de conhecimento médico sobre o tema, a dificuldade em diagnóstico rápido e correto e os obstáculos para o acesso aos medicamentos tornam essenciais a criação de grupos e sociedades para entender e atender essa população, como o GEDIIB – Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil

Neste contexto foi fundado, no início de 2018 pela Dra. Bianca Schiavetti, o GADIIBS. Apesar do pouco tempo de existência houve grande participação de pacientes e familiares no planejamento e execução da 1° Ação do Maio Roxo na Baixada Santista.

facebook.com/Gadiibs/

Dra. Bianca Loyo Pona Schiavetti da Silva
Gastroenterologista
Especialista em Doença Inflamatória Intestinal

Categorias: Gastroclinic

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.