É a especialidade da Medicina cuja área de atuação compreende várias especialidades cirúrgicas.

Ocupa-se com o estudo do mecanismo fisiopatológico, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos

A Cirurgia Geral trata de doenças como:

  • Hérnias da parede abdominal: epigástrica, inguinal, umbilical, incisional, femoral
  • Hérnia do hiato esofágico
  • Colelitíase (cálculos na vesícula biliar)
  • Tratamento cirúrgico de doenças gastrointestinais
  • Urgências e emergências: apendicite, obstrução intestinal, diverticulite, úlcera perfurada, entre outras
  • Cirurgia do Trauma

Saiba mais

É uma das especialidades médicas mais atuantes em nosso cotidiano, pois é pré-requisito para cancerologia cirúrgica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, coloproctologia e urologia.

O Cirurgião Geral é o especialista treinado para o manejo cirúrgico das afecções mais diversas do organismo como um todo, resolvendo todas as questões de atendimento primário e secundário, com ênfase no trauma, urgência e emergência além da captação de órgãos.

O cirurgião estabelece o diagnóstico e condutas no pré, intra e pós-operatórios além de orientar o transporte do paciente para centros terciários e quaternários.

Realiza atendimentos ambulatoriais, plantões nas emergências de pronto-socorro e cirurgias eletivas. Ou seja, o atendimento ao paciente “cirúrgico” implica em consultas clínicas (em emergência ou eletivas) onde se estabelece um diagnóstico e, em seguida, o tratamento: a cirurgia. Portanto, o exercício da especialidade depende de uma estrutura hospitalar adequada e equipe multidisciplinar, com equipe de anestesia, cuidados de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e outras áreas médicas, como a radiologia e o laboratório no apoio diagnóstico.

A habilidade manual é uma característica importante, adquirida com a prática, inicialmente na residência e, depois, ao longo da vida. Porém, o conhecimento profundo de técnicas operatórias não é suficiente sem estar atrelado a um diagnóstico correto e indicação precisa de uma cirurgia.

Curiosidade: Um dos maiores desafios do cirurgião é a necessidade de estar disponível a qualquer momento. Não há como prever se um paciente operado, por mais simples que tenha sido a cirurgia, apresentará uma evolução inesperada e necessitará de uma reintervenção de urgência.

Com mais de 6 mil membros em todo o Brasil, o CBC é a maior entidade de cirurgiões da América Latina.

Fundada em 1929 tem a proposta de ser uma instituição científica atuante, preocupada em apresentar para seus membros as discussões sobre a modernidade da cirurgia, valorizando os avanços atuais e priorizando as evidências.

Comunicado:
Para saber mais sobre os procedimentos de precaução e recomendações clique aqui.

WhatsApp
Covid-19Para saber sobre os procedimentos, clique aqui.